Conheça o conceito de Gig economy, um modelo econômico cada vez mais comum nos dias de hoje
Hoje existem várias preocupações para o empreendedor iniciante: qual a melhor máquina de cartão para MEI, como pagar os impostos, como conseguir clientes, e mais.
No entanto, um aspecto do sistema econômico atual torna o trabalho de empreender mais fácil do que nunca: agora, é possível achar os primeiros clientes como freelancer facilmente.
Isso porque as mudanças tecnológicas das últimas décadas permitem um novo modelo de econômica conhecido pelo termo em inglês gig economy.
Esse modelo tem particularidades interessantes, que o diferenciam do modelo tradicional, em que o profissional trabalha oito horas por dia para uma empresa.
Por isso, trouxemos um artigo detalhado, mostrando pontos fundamentais da gig economy para você saber como se beneficiar com esse modelo econômico.
Entenda o conceito
Gig Economy é o nome de um novo sistema econômico que tem revolucionado a maneira de trabalhar em todo o mundo. Nesse modelo inovador, não há vínculo empregatício entre as partes: o profissional atende demandas de seus clientes de maneira pontual, sejam pessoas físicas ou jurídicas.
Fatores como inovações tecnológicas, como aplicativos que ligam clientes e prestadores de serviços, bem como marketplaces, foram os responsáveis por possibilitar esse modelo de trabalho.
Muitos profissionais autônomos já usam esse modelo, e é cada vez maior o número de áreas que o emprega: finanças, saúde, advocacia, marketing e muitos outros já aderiram à gig economy.
Sendo assim, esse modelo econômico tem o foco na prestação de serviços, em vez do modelo já conhecido de carteira assinada e horário comercial.
Ganhando dinheiro na gig economy
Existem diversas maneiras de começar a ganhar dinheiro através desse modelo econômico. Existem, por exemplo, sites de freelancers que permitem entrar em contato com seus primeiros clientes.
Esses sites podem ser nacionais ou estrangeiros, e podem ser usados por profissionais de várias áreas, como marketing, design, contabilidade, advocacia, educação e outros.
Também é possível buscar clientes de outras formas: através de redes sociais, mandando e-mails, entrando em contato por aplicativos de mensagens e outros.
Além disso, há a possibilidade de trabalhar como entregador de encomendas ou de comida, e também como motorista particular.
Sendo assim, alguns profissionais preferem esse tipo de trabalho, com flexibilidade de horários e com remuneração por produtividade — o que permite ganhos maiores do que na CLT.
Por fim, é possível participar de jogos play-to-earn, como Axie Infinity, e trabalhar em scholarships para ganhar uma renda enquanto se diverte.
Quais os benefícios da gig economy?
A gig economy é um modelo em que os clientes contratam profissionais para demandas pontuais, sem a existência de um contrato com carteira assinada — ou seja, esse serviço costuma ser temporário.
O benefício desse tipo de modelo econômico é que o profissional não está preso a apenas um cliente: ele pode prestar seus serviços para várias empresas ou pessoas e ganhar mais com isso.
Os profissionais que entram nesse modelo são pessoas que estão, muitas vezes, insatisfeitas de trabalhar no horário comercial e preferem ter mais autonomia e mais possibilidade de crescimento.
De fato, muitas pessoas começam a prestar serviço como microempreendedor individual (MEI) e, conforme seu trabalho vai se popularizando ao longo dos anos, o negócio cresce e vira uma empresa estável e lucrativa.
A gig economy nos dias de hoje
Atualmente, grandes empresas usam esse modelo econômico para prosperar, servindo como intermediários no processo.
Por exemplo: o AirBnB permite o contato entre donos de imóveis e possíveis locadores de forma rápida e prática.
Além disso, empresas de entrega de comida e mercado, como iFood e Rappi, permitem que entregadores se cadastrem e ganhem uma renda extra (ou até mesmo sua renda principal) através do aplicativo.
Por fim, é possível citar o Uber, 99 e outras empresas de transporte particular, que permitem que passageiros achem motoristas para ir de um lugar ao outro.
Portanto, é possível observar que esse modelo é cada vez mais comum e que já está se tornando parte do dia a dia das pessoas.
Comment here