Economia

O que é preciso saber antes de abrir um pet shop

O que é preciso saber antes de abrir um pet shop

Embora o setor tenha experimentado momentos bons e ruins, ainda é um negócio muito lucrativo apesar da concorrência. No entanto, abrir um pet shop exige muita dedicação e é uma atividade indicada apenas para pessoas que conhecem o setor e gostam de animais.

 

Quem deseja ingressar neste nicho pesquisa sobre as dicas para abrir um pet shop com pouco dinheiro, mas há informações muito importantes sobre o negócio.

Confira o que é preciso saber antes de abrir um pet shop:

Tudo que precisa saber entes de abrir um pet shop

 

PRÓS E CONTRAS

Um dos principais problemas é a alta concorrência. Nesse negócio, o problema da concorrência é multiplicado por três. Por um lado, cada loja de animais precisa competir com o restante das lojas dedicadas à sua mesma atividade; por outro, nas áreas comerciais, que vendem produtos alimentícios e acessórios a preços com os quais você não pode competir e, finalmente, nas clínicas veterinárias, que são as que apresentam mais problemas para as lojas especializadas, porque possuem quase todos os serviços e produtos oferecidos.

Mesmo assim, essas lojas especializadas são um negócio com futuro: as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a comida e a higiene de seus animais, o que abriu o mercado. E parece que as famílias ainda querem ter animais de estimação.

Como todas as empresas, o pet shop pode ser afetado pelas tendências de ter um ou outro animal em destaque. Ou seja, quando as vendas de uma espécie caem, a de outras aumenta, por isso é sempre possível mantê-la.

Uma possibilidade é oferecer serviços veterinários em parceira com o seu pet shop.

Para abrir um pet shop associado a uma clínica veterinária, é necessário que ambas as lojas tenham entradas separadas e duas licenças de atividade. Isso aumenta as despesas, mas também oferece um serviço abrangente ao cliente. Nesse caso, um dos parceiros deve ser um veterinário.

SOFTWARE PARA PET SHOP

É importante que você adquira um software para pet shop, pois com um sistema administrativo de qualidade, você pode gerenciar melhor o seu negócio, evitando prejuízos e ficando atento as estratégias que podem ser adotadas para melhorar a rentabilidade.

O sistema para pet shop permite que você tenha uma análise completa do relatório financeiro, controle de estoque, serviços agendados com os clientes, administração da equipe de colaboradores, entre outros. Tudo de forma simples e prática, diminuindo a parte burocrática e otimizando o tempo com gerenciamento.

POUCO A POUCO

Especialize-se na venda de um pequeno número de espécies e expanda sua oferta, dependendo das possibilidades e da demanda.

É aconselhável vender inicialmente acessórios e alimentos para as espécies mais comuns e diferentes pequenos animais que servem como uma reivindicação.

Os animais devem ser tratados e alimentados todos os dias até serem vendidos; portanto, especialmente no início, sua quantidade deve ser limitada.

CUIDADO COM CÃES E GATOS

Eles são os que dão mais trabalho e nem sempre os que deixam mais margem. Além disso, quando eles deixam de ser filhotes, sua demanda cai e, então, você os devolve ao criador. De qualquer forma, você precisa conhecê-los muito bem: se os clientes percebem que você não sabe nada sobre cães, por mais engraçados que sejam seus filhotes, é muito possível que eles não os comprem de você.

Há quem os venda mediante solicitação, graças a acordos com criadores. Dessa forma, a oportunidade de oferecer essas espécies aos clientes não se perde, mas evitamos os problemas de tê-los na loja. Esta opção é recomendada no início e você pode usá-la com outras espécies menos exigidas ou com animais importados.

EXPANDA SEUS SERVIÇOS

Além de vender animais, acessórios e alimentos, ofereça outros serviços: preparação de cães, ração, creche, treinamento … Mesmo se você precisar subcontratá-los, obterá uma margem que melhorará seus resultados.

Você deve se preocupar em saber aconselhar seus clientes e ter noções de saúde, alimentação e higiene animal. Caso contrário, você estará fadado ao fracasso.

 

Comment here